Conselho das Cidades do Pará alinha prioridades para o desenvolvimento urbano na 25ª reunião

Chegou ao final, nesta quinta-feira, 24, a 25ª reunião Conselho Estadual das Cidades do Pará (ConCidades-PA), órgão vinculado à Secretaria das Cidades e Integração Regional (Secir), que reúne representantes da sociedade civil e do poder público estadual para definir as prioridades em desenvolvimento urbano para os municípios paraenses. Demandas de moradia e saneamento estiveram entre os principais tópicos abordados.

A reunião, que começou na última terça (22), teve ampla participação popular com representantes de organizações sociais como o Movimento Nacional de Luta pela Moradia (MNLM), a Confederação Nacional das Associações de Moradores (Conam) e a Central de Movimentos Populares Brasil (CMPB), que dialogaram, ao longo dos três dias, com órgãos do Estado, como a Casa Civil, a Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Seinfra) e a Companhia de Habitação do Estado do Pará (Cohab).

Saldo da reunião

A conselheira Elizethe Costa, do MNLM, destacou a importância da reunião em preparação para a Conferência Estadual das Cidades, etapa de diálogo marcada para os dias 12, 13 e 14 de agosto de 2025, em Belém, na qual deverão ser consolidadas as propostas recebidas das conferências municipais para o desenvolvimento urbano no Pará.

"Passamos três dias aqui fazendo debate sobre a política de desenvolvimento urbano para o Estado em preparação para a Conferência Estadual das Cidades, aqui em Belém, e nós estamos no processo de reuniões municipais. Alguns municípios ainda não fizeram as suas reuniões e, agora, nós vamos focar nisso. A gente espera o maior número possível de municípios realizando conferências, já que todos acessam as verbas das políticas públicas do Programa de Desenvolvimento Urbano", argumenta.

 

Reunião do ConCidades reunindo representantes da sociedade civil e do Governo do Estado

 

Escuta

O conselheiro e morador de Concórdia do Pará, no nordeste do estado, Sebastião Amaral, esteve representando o grupo dos trabalhadores e destacou a importância do diálogo com o poder público para o desenvolvimento de políticas que atendam às necessidades da população:

"As nossas reivindicações, os nossos anseios, estão sendo ouvidos pelo Governo do Estado. Hoje, com a presença da secretária, eu sinto que foi uma reunião muito proveitosa. Foi uma participação bem grande das associações, das ONGs, dos sindicatos. A expectativa é melhorar para nos prepararmos para a Conferência Estadual", comentou.

 

Reunião do ConCidades reunindo representantes da sociedade civil e do Governo do Estado

 

Transparência

Antônio Ferreira, secretário executivo do ConCidades, enfatizou a programação dos últimos três dias, que tentou contemplar os quatro principais eixos do Conselho: habitação, saneamento básico, transporte e mobilidade urbana, trabalhados em câmaras setoriais.

"Momento em que os conselheiros discutiram, junto com os entes do Estado, sobre as suas necessidades, sobre o que eles veem nas suas regiões. É um raio-X sobre o que acontece nas regiões do Estado, trazendo as demandas para o poder público, através dessa escuta e, então, o poder público pode dar o devido tratamento, seja através de políticas públicas, negociações de como melhorar uma política que já esteja sendo efetivada etc.", detalhou.

A presidente do Conselho, Fernanda Paes, secretária das Cidades e Integração Regional, finalizou com a expectativa para a próxima reunião, prevista para junho deste ano, que será o último encontro antes da Conferência Estadual. "A ideia é afinar ainda mais esse contato com os conselheiros - entender melhor as necessidades do nosso povo. Os representantes aqui são os porta-vozes da sociedade para o Estado, de modo que a gente formule políticas públicas mais efetivas, que realmente gerem mudanças e impacte positivamente a população", declarou.

concidades