Secretaria das Cidades entrega tratores a 42 municípios para reforçar serviços essenciais no Pará

O Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado das Cidades e Integração Regional (Secir), entregou 42 tratores a municípios do interior do estado para promover o desenvolvimento local e a melhoria da qualidade de vida da população. A entrega ocorreu nesta segunda-feira, 8, durante cerimônia realizada no estádio do Mangueirão, em Belém.

 

Os equipamentos são fruto de um investimento do Governo do Pará,  em parceria com o Governo Federal, que totalizou o valor de R$ 8 milhões.

 

“Esse resultado é fruto de uma emenda parlamentar do deputado federal José Priante para atender às demandas operacionais de várias cidades do Pará, garantindo infraestrutura adequada para os serviços essenciais, além de melhoria da qualidade de vida da população”, celebrou a secretária de estado das Cidades e Integração Regional,  Fernanda Paes.

 

Os tratores serão utilizados para diversas finalidades, desde manutenção de vias públicas até escoamento de produção agrícola, apoiando o trabalho de centenas de famílias rurais, conforme enfatizou o governador do Estado, Helder Barbalho:

 

“O Pará hoje é, certamente, um dos estados mais importantes que produzem alimento e tem gerado empregos e renda através do agro. E o que é a verdadeira locomotiva é a agricultura familiar, que emprega um monte de gente e que precisa de suporte para que sua produção aconteça. É a agricultura familiar que gera essa dinâmica de economia e, por isso, hoje, estamos festejando este momento”, pontuou.

 

O deputado federal, José Priante, enfatizou a importância da parceria entre as instâncias, desde a municipal até a federal, e também comentou a conquista:

 

“Estou feliz de corresponder a essa expectativa do povo do Pará, particularmente quando se tem em foco o desenvolvimento do estado. Como resultado, temos esses 42 tratores que foram conquistados através de emenda do nosso mandato que vão para dezenas de municípios do Pará”, declarou.

 

Benefício para a população 

 

A iniciativa veio da necessidade de maior integração entre as comunidades rurais e os centros urbanos de diversos municípios do interior do estado, que diariamente enfrentam dificuldades devido às grandes distâncias e os desafios geográficos, como explica Fernanda Paes:

 

“Nos interiores, geralmente existem comunidades produtivas que são distantes do centro das cidades. Às vezes é uma hora ou quarenta minutos que tem que andar, naquela estrada de terra batida. Com isso, aquela família que produz alguma coisa para o seu sustento tem muita dificuldade. Então, com esses tratores, as prefeituras, junto às lideranças comunitárias, poderão executar serviços que melhorem essa logística e ofereçam uma estrutura melhor para a população”, explica a secretária de estado das Cidades e Integração Regional, Fernanda Paes.

 

Municípios comemoram com o ganho

 

No total, 42 cidades foram beneficiadas, entre elas Soure e Salvaterra, no Marajó, Almeirim, Alenquer, Monte Alegre, Prainha, Terra Santa e Óbidos, no Baixo Amazonas, e Aveiro, na Região do Tapajós, entre outras. O vice prefeito de Cumaru do Norte, José Ribamar de Sousa, afirmou que o trator recebido vai transformar várias áreas da cidade:

 

“Sem sombra de dúvidas esse trator chega em boa hora para ajudar os nossos produtores rurais, a secretaria de agricultura e, de modo geral, toda a área de infraestrutura do nosso município”.

 

O prefeito de Alenquer, Tom Silva, destacou o apoio em especial às famílias de áreas rurais, que são importantes braço da economia no município e serão diretamente atendidas pelo novo maquinário:

 

“Ele vai nos auxiliar nos serviços do município, mas principalmente na questão da mecanização de terra para que a gente ajude mais o agricultor familiar, que é um ponto forte de Alenquer. Então vai somar bastante pro nosso município”.

 

Mais investimentos

 

De acordo com a secretária Fernanda Paes, outros 26 tratores agrícolas ainda deverão ser entregues a outros municípios em janeiro de 2026. O incremento vai ampliar o benefício para mais regiões do Estado e garantir o suporte que zonas rurais do interior precisam para se desenvolver.

 

Além de melhorar a logística de escoamento da produção agrícola, todos esses equipamentos poderão ser utilizados também para manutenção de vias públicas, limpeza de terrenos baldios, remoção de entulhos e limpeza de áreas públicas, como parques e praças. Também é possível utilizar os tratores para transporte de materiais na área da construção civil e até mesmo em serviços de emergência, como remoção de árvores caídas durante tempestades, ajudando na resposta a desastres naturais.